10 Dicas Infalíveis Para Posicionar Seus Vídeos no Youtube

Posicionar Seus Vídeos

Nós já sabemos que bons conteúdos é um dos grandes segredos para conseguir tráfego, então vou falar 10 dias infalíveis para posicionar seus vídeos no Youtube.

Um dos grandes para se conseguir tráfego são os vídeos online, que já conformam o presente e o futuro do marketing digital. Cada vez mais as pessoas publicam vídeos e procuram se aperfeiçoar, na busca de transmitir conhecimento ou tráfego.

As estatísticas informam que 78% do conteúdo consumido na rede é audiovisual, e este é um número que não podemos ignorar.

Mas porque este interesse pelos vídeos, a razão é simples: os vídeos são divertidos, compartilháveis e fáceis de consumir. E além disso,  favorecem as taxas de conversão, e são baratos (inclusive, podem ser feitos sem gastar nada além de tempo).

Gostaria de informar alguns números que justificam a procura e a aceitação de vídeos. De cada, 9 internautas 10 assistem os vídeos de suas marcas prediletas, 65% acaba visitando a página da web depois de ver um vídeo e, além disso, estima-se que em 2018 os vídeos vão compor 84% do tráfego da Internet. Estes já são números suficientes para publicarmos vídeos.

O Youtube é  talvez a melhor plataforma para posicionar seus vídeos. Fazer o upload de vídeos para o YouTube é bom, mas, e se além disso, você pudesse otimiza-los ainda mais para que eles apareçam nos primeiros lugares dos motores de busca e possa ganhar mais tráfego, gerar mais conversões e, portanto, mais dinheiro?

Posicionar Seus Vídeos

Por Que Publicar Vídeos e Apostar no YouTube SEO?

O YouTube é o segundo motor de busca mais utilizado no mundo, só fica atrás do Google; e curiosamente ambos são de propriedade da mesma empresa. O Google adquiriu a plataforma de vídeo em 2006 por US $ 1,65 bilhão.

Na verdade, há cada vez mais empresas – pequenas, médias e de grande porte – que conhecem  o potencial dos vídeos. Estas empresas estão apostando em vídeo com SEO para alcançar melhores resultados. Principalmente porque é uma escolha econômica e ao alcance de qualquer negócio, por menor que seja.

Se olharmos o público do Youtube como se fosse um país, seria o terceiro maior do mundo, ficaria atrás somente da China e da Índia. De fato, praticamente uma em cada duas pessoas que se conectam à Internet estão no YouTube.

Através deste artigo você vai saber como usar o YouTube para posicionar seus vídeos e ocupar as primeiras posições dos motores de busca e alcançar muito mais tráfego.

A seguir os 10 passos para YouTube SEO Para Posicionar Seus Vídeos

1. Cuidado com o aspecto do seu canal do YouTube

Como diz o ditado a primeira impressão é a que fica, é importante cuidar da aparência do seu Canal no Youtube para que ele seja agradável e atraente.

A escolha começa pelo nome de usuário que se identifique com a sua marca e com o que você quer transmitir. Pense da mesma forma na hora de usar uma imagem de capa e foto de perfil.

Uma estratégia muito utilizada é fixar um vídeo de apresentação na parte superior do seu canal. Isto funciona também como uma recepção de boas vindas para os novos visitantes que ainda não estão subscritos no seu canal.

O segundo passo é escolher um design responsivo, ou seja,  que se adapte aos diferentes tipos de dispositivos. Preencha todos os dados do perfil e criar uma boa descrição do canal usando as palavras-chave relacionadas ao seu campo de atuação ou nicho de mercado.

É muito bom acrescentar de forma discreta um convite ou chamada para a ação e convide as pessoas se subscreverem em seu canal.

2. Criar playlists

Organize os seus vídeos em playlists, classificando e distribuindo em várias listas de reprodução vai lhe ajudar muito a organizar suas informações.

As playlists também ajudam a posicionar seus vídeos, pois aparecem nos resultados de busca. Utilize-as para agrupar os diferentes vídeos, você também vai estar ajudando o seu canal a aparecer nos resultados do Youtube, com isso, aumenta a sua visibilidade.

3. Fique Atento ao Seu Público e à sua concorrência

A plataforma do Youtube já facilita o trabalho de SEO, pois oferece várias informações através de estatísticas sobre seus visitantes, como idade, gênero e localização.

Estas informações são muito importantes para você conhecer o seu público, assim vai facilitar qual o caminho que deve tomar.

Estas estatísticas vão ajudar também a analisar a concorrência não só pra saber o que fazem, mas também para saber os resultados e descobrir quais são as palavras-chave que estão usando para posicionar os seus vídeos.

Outra informação importante, não faça plágio, faça monitoramento de informações e posições da concorrência, isto vai ajudar no ranqueamento.

4. Como Definir as Palavras-Chave de Seus Vídeo

As palavras-chaves são essenciais para posicionar seus vídeos, dedique-se um bom para pesquisar suas ‘video keywords’.  Existem várias maneiras para fazer isso. Uma das formas mais fáceis e mais utilizadas é fazer uma pesquisa no próprio Google e ver os resultados que foram retornados como na imagem abaixo:

Outra forma é utilizar as plataformas do Google como o Google Trends para comparar vários termos de pesquisa e visualização de tendência ou usar o Google Keyword Planner para saber quantas buscas uma determinada Keyword tem por mês.

O título é uma das partes mais importante para posicionar seus vídeos. Ele será talvez a primeira ou segunda parte a ser vista quando um usuário procurar um vídeo no Youtube. Por isso escolher um título marcante e impressionante é essencial.

5. Conteúdo é Tudo.

O conteúdo deve ser resumido nas 2 primeiras linhas do texto. A partir destas duas linhas deve-se desenvolver o resto do texto. O conteúdo deve ser original, autêntico e diferente; e atualização deve ser frequente.

Esta atualização deve ser através de novos vídeos publicados e as vezes atualizar o texto dos vídeos. Você pode acrescentar novas linhas ou atualizá-las, assim você estará dizendo ao Youtube que os vídeos estão sempre sendo atualizados.

Neste artigo Grave Seus Vídeos Atrás das Câmeras há outras formas de produzir vídeos e conteúdos que servem para diversificar suas publicações.

6. Foto ou Paisagem

Seguindo o ditado uma imagem vale mais que mil palavras, assim devemos escolher uma imagem que se relaciona com o conteúdo, é claro. Além disso ela deve ser chamativa, ter no máximo 20% de texto ocupando a área da imagem; mais do que isto algumas plataformas simplesmente a recusam.

Outro fator importante que aumentam o CTR (do inglês Click-Through Rate) é usar imagens que possuam pessoas e de preferência “olhando ” para o usuário. Já foi provado por estatísticas que as imagens de pessoas olhando para frente, chamam mais a atenção das pessoas que olham pra imagem.

7. Trabalhe Com os Comentários

Comentário é o lugar onde deve ser empregado as técnicas de SEO (Otimização para buscadores) e uma destas técnicas é repetir a mesma descrição do título no texto. Estas técnicas irão ajudar os sistemas de buscadores do Youtube e Google a otimizar os seus vídeos.

Outra estratégia para posicionar seus vídeos é fazer comentários em vídeos de outros canais. Pois assim o Youtube automaticamente gera um link para o seu canal. Todos estes links como backlink, links internos e esternos, ajudam muito no ranqueamento.

Posicionar Seus Vídeos

8. Compartilhe Seus Vídeos em Mídias Sociais

As mídias são muito utilizadas como meio de divulgação de conteúdo e isto também se aplica aos vídeos. Sempre que possível compartilhe seus links com imagem pequenas. Plataformas como Facebook é uma delas que da melhores resultados.

Outra estratégia é usar back-link em sites que possuem bons CTR, através de comentários. Faça isto dentro das normas do site, pois alguns sites não permitem tais comentários.

9. Faça Link Building

Com uma boa estratégia de Link Building, você vai conseguir links de outros sites, aumentando a popularidade e a autoridade do seu canal no Youtube ou de um site do ponto de vista dos sistemas de busca.

Isto vai trazer vários benefícios para seu site ou para posicionar seus vídeos:

  • Conteúdo de qualidade atrai links naturais para o site;
  • As páginas do site são regularmente indexadas;
  • Com o trabalho de link building, o posicionamento do site melhora nas páginas de busca,  consequentemente o número de visitantes aumenta no site;
  • Popularização da marca do site;
  • Promove relacionamento entre o site e potenciais clientes;
  • Produção e divulgação de conteúdo de qualidade.

10. Conquiste Mais Assinantes

Claro que quanto mais assinantes mais visualizações, para conquistar mais assinantes, nada melhor que um bom vídeo atualizado. Geralmente as pessoas publicam vídeos atuais com algumas pitadas de humor.

Uma dica, as pessoas tendem a procurar vídeos engraçados, polêmicos e que despertam curiosidades. Este último por exemplo seria uma invenção tecnológica e polêmica como a energia livre ou acontecimentos ou atitudes que envolvem pessoas famosas.

Resumo

Independente das estratégias ou dos tipos de vídeos que você goste ou publica, o importante é publicar. Com o tempo você ganha experiência, autoridade e porque não dinheiro 🙂

Sucesso à todos, vamos em frente e deixe seus comentários abaixo, isto é importante para o blog.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (158 votos, média: 4,10 de 5)
Loading...