Como Divulgar Seu Conteúdo e Conquistar Clientes – Sem Falhas!

Vou demonstrar como alguns passos de como divulgar seu conteúdo e conquistar clientes e assim gerar conversões. São dicas importantes principalmente para quem está começando um negócio na internet em qualquer nicho.

Entre os meios para divulgação dos conteúdos, mas vou mostrar 7 passos que podem ser usados de forma orgânica onde qualquer pessoa pode usar em seu blog, sites, youtube entre outros.

Este tipo de serviço é muito democrático, ou seja, cada empreendedor pode escolher seus próprios meios e estratégias de divulgação; o que é muito bom. Assim as pessoas obtêm resultados com trabalhos diferentes, ou seja, não existe uma receita única. Eu também comprei alguns cursos e utilizei vários métodos até descobrir qual funcionava melhor, e descobri que era colocando em prática e mesmo que errando, não desistir.

Segue abaixo os 7 passos de como divulgar seu conteúdo e conquistar clientes e conseguir melhor ranqueamento nos sites de busca.

Primeiro Passo – Conheça Seu Público

 

ConhecaSeuPublico3

Houvi alguém dizer “Não procure clientes para seu produto. Encontre produtos para seus clientes”, isto é a base do conhecimento do seu público, ou seja, entender, saber o que precisam e não precisam, o que sonham conquistar.

A partir do momento que você descobre o que precisam, fica muito mais fácil de saber divulgar seu conteúdo e conquistar clientes e assim conectar seus produtos à eles através de conteúdo que procuram. Neste ponto entra o trabalho de divulgação e começar a receber emails sobre dúvidas, perguntas e mensagens a respeito do produto.

O que devo fazer para descobrir o que meu público precisa?

Observe o comportamento dele através de seu blog, Fan page, youtube ou emails. Por isso que estas estratégias são importantes, pois é através delas que as pessoas vão seguir seu trabalho, enviar suas dúvidas, sonhos, necessidades entre outros.

Monte uma lista destas necessidades e efetue pesquisas através  Planejador de Palavras Chave do Google e assim encontrar palavras chave e frases mais pesquisadas. Estas palavras chaves são informações importantes para montar seu conteúdo para divulgação de seus produtos de forma praticamente infinita.

No entanto se você está começando e não possui blogs, youtube, fan page; minha dica é observe as mensagens e comentários de blogs e redes sociais concorrentes, você vai conseguir muita informação pronta para sua estratégia.

Segundo Passo – Mantenha a Periodicidade e Tenha Retornos Mais Rápido

Periodicidade de Artigos

Quando alguém trabalha pela internet de forma orgânica, ou seja, gratuita, o retorno geralmente não é rápido. Para agilizar os resultados é necessário fazer um trabalho constante sempre visando a melhoria e a estratégia de conteúdo para buscar uma melhor conversão.

Procure deixar seu blog ou canal do youtube com um “visual” descontraído e utilize uma linguagem popular de fácil entendimento com a intenção de agradar o maior número de usuários possível. Todos cometem erros então não se preocupe caso isso aconteça, aproveite para aprender com esses erros e corrigir o que não deu certo.

Agora um dos fatores mais importantes, mantenha uma periodicidade de seus trabalhos, adote uma frequência de publicação de seu conteúdo, por exemplo, toda segunda-feira às 08 horas publique um artigo no blog e na sexta-feira às 09 horas atualize a sua fan page ou um vídeo no canal do youtube.

Aqui vai uma dica, você pode postar artigos na fan page e programar uma data e hora em será publicada, assim não há o trabalho de esperar o dia e a hora para fazer este tipo de serviço.

Esta periodicidade vai deixar seus conteúdos melhor ranqueados porque os mecanismos de busca “gostam” desta rotina de publicação e o resultado será melhor posicionamento e mais visitas. Você terá desta forma um serviço profissional de busca trabalhando pra você de graça todos os dias o que é muito bom.

Terceiro Passo – Tenha Em Mente Um Objetivo

Objetivo

Isto parece óbvio, todo trabalho possui um objetivo, mas quem está começando pode estar indeciso em saber exatamente qual o objetivo. Pra quem trabalha com este ramo o objetivo é a conversão, mas isso não significa somente vendas, mas também pode ser um compartilhamento, novo contato, curtida ou uma divulgação qualquer.

Os conteúdos geralmente possuem mais de um objetivo, através de links pode-se obter um contato por meio de uma página de captura ou de venda.

Defina o que será divulgado em seus conteúdos e siga estas dicas que os retornos virão.

Quarto Passo – Descubra Como os Vídeos Fazem a Diferença

Videos

Se você não possui um canal no youtube, então aconselho fortemente criar um canal e começar publicar vídeos e divulgar nos artigos:)

Existem várias vantagens, muitas pessoas preferem assistir vídeos do que ler e com o link do vídeo nos artigos além delas permanecerem mais tempo no seu blog, os links ajudam no ranqueamento e de um melhor posicionamento nos buscadores do Google e do youtube.

Minha opinião é que cada vez mais as pessoas precisam assimilar mais conteúdos em pouco tempo e os vídeos ajudam e tornam mais fácil o entendimento.

Existem outras plataformas de divulgação de vídeos como uol mais que possui um sistema muito parecido com o do youtube mas com menos abrangência, no entanto não deixa de ser mais uma estratégia de divulgação.

Algumas pessoas não gostam de fazer vídeos por falta de inexperiência, falta de jeito na frente das câmeras ou por não querer se expor; se este for seu caso então vídeos de forma mais discreta divulgando produtos e tutoriais.

Quinto Passo – Utilize a Otimização Nos Seus Artigos

SEO

Existem várias estratégias para melhorar o posicionamento do seu conteúdo na internet, conhecido como SEO (Search Engine Optimization), este sistema ajudam os mecanismos de busca e por isso são parte na definição de blogs, sites e vídeos.

Segue abaixo algumas técnicas utilizadas para SEO:

  1. Defina uma palavra chave que será o título do artigo
  2. Utilize links no textos para direcionar para outras páginas suas ou de sites bem conhecidos
  3. Usar a palavra chave no primeiro parágrafo
  4. Usar um título (H1) no começo e subtítulos (H2) dentro do artigo duas ou três vezes
  5. Adicionar pelo menos uma imagem nomeada com o título
  6. Destacar palavras com negrito ou itálico

A linkagem de conteúdos é muito importante para complementar ou diversificar e com isso manter usuário mais tempo em seu blog o que ajuda no posicionamento. Estas linkagens pode ser entre seus próprios artigos e entre o seu blog e outros blogs ou sites.

Quando for feita uma ligação de seu artigo com outros sites, isto deve ser de forma discreta sem exageros para não ser mal “interpretado” pelos motores do Google, por exemplo.

Quando é publicado um conteúdo de qualidade e este ganha notoriedade, o seu blog será mais conhecido e vai ganhar links de forma natural.

Uma técnica utilizada para descobrir as palavras chaves que estão em alta no momento é utilizar o serviço do Semrush, onde adiciona uma palavra chave, por exemplo, e será exibido uma listagem das palavras chaves mais utilizadas pelos concorrentes.

Concluindo, utilize estas técnicas e certamente ficará satisfeito com o resultado.

Sexto Passo – Como Divulgar Seu Conteúdo e Conquistar Clientes

como divulgar seu conteúdo e conquistar clientes

Como todo negócio não basta ter um bom produto ou um bom conteúdo bem elaborado com as técnicas SEO e competitivo; somente isto não adianta pois seu público não tomou conhecimento do seu trabalho e não terá muitas visitas.

É necessário a divulgação, a propaganda, informar o público de uma forma geral o novo conteúdo e o que ele não pode perder. Independente do tipo de conteúdo, vídeos, artigos, fan pages; tudo que for novo deve ser divulgado e não se esquecendo da lista de emails, fazendo com que seu público volte a ter acesso ao seu conteúdo.

Mas como divulgar de forma eficiente?

Sem dúvida produzir um conteúdo de qualidade bem organizado e dirigido às necessidades e sonhos ou problemas de seus leitores, é a melhor forma de obter conversões. Tome cuidado para não exagerar nos links, páginas de captura ou de vendas para não se tornar um empreendedor chato ou até irritante.

Conheça teu cliente antes de oferecer / prometer qualquer coisa!

Demonstre para seus leitores que os artigos são bons e pode ajuda-los a resolver os seus problemas e consequentemente atingir as tão sonhadas metas.

Sétimo Passo – A Promissora, Sua Lista de Contatos

email symbol on row of colourful envelopes

Caso você não uma lista de emails comece a trabalhar para construir a sua lista, pois a maioria das vendas venda de uma lista de emails própria.

Você pode utilizar ferramentas de e-mail marketing profissionais pagas ou gratuitas, uma que eu utilizo e recomendo é a E-goi. Com esta ferramenta pode-se trabalhar com uma lista de até 5001 contatos gratuitamente. Existe outros planos que são pagos caso seja necessário contratar. Mas com este total de contatos gratuitos, é possível tranquilamente qualquer pessoa começar a trabalhar e montar um funis de vendas personalizados o que torna possível separar os emails por grupos de contatos.

As pessoas gostam de personalização e você vai ganhar credibilidade e autoridade para seu nome e/ou produto e marca.

Esta ferramenta (E-goi) possui um serviço de criação de páginas de captura tudo gratuito, são vários modelos de páginas profissionais muito boas e altamente personalizáveis.

Outras ferramentas gratuitas ou pagas que você pode utilizar conforme sua preferência: mailchimp, getresponse, LeadLovers, MailJet, Get Responde, Landing pages.

Existem muitas outras cabe a cada um escolher o que melhor convém, e mãos à obra.

Com estes 7 passos espero ter ajudado a entender melhor este mundo do marketing digital. Através destes passos que estou produzindo conteúdos e visando sempre a qualidade para conseguir meus objetivos, como não poderia, cliente e conversões.

A estratégia toda não se resume nestes passos, existem muitos outros como plugins que auxiliam na qualidade e direcionamento SEO de seus artigos. Se você chegou até aqui então veja o que este curso Trabalhar Pela Internet Agora pode lhe oferecer. É um curso que faz sucesso no mercado alguns anos e não faltam testemunhas que comprovam isto.

Se tiver alguma dúvida, dicas, descreva aqui abaixo nos comentários, vou gostar de saber o que achou do artigo e se puder também ajudar.

Um abraço e sucesso!

José Luiz