Fazer Vendas Diárias de Forma Orgânica Com Blog

 

Algumas pessoas ficam em dúvida em fazer vendas diárias de forma orgânica com blog se é possível e compensa investir tempo e dinheiro com blogs. Depois de pesquisar muito cheguei a conclusão que um blog “segura as pontas” em momentos onde não se pode contar com serviços de terceiros.

Vou entrar em mais detalhes destes serviços loga a frente.

Existem muitas estratégias e um blog é opcional, assim pode-se trabalhar usando outras meios como Facebook, youtube e outros. Mas quando decidi trabalhar online minha primeira preocupação foi como fazer vendas diárias de forma orgânica sendo que no início eu não possuía verbas pra investir.

Algumas vantagens de se trabalhar com blog é a personalização e independência. É personalizado porque basicamente podemos utilizar as estratégias e tecnologias que mais nos convêm.  E sem esse meio de divulgação é preciso buscar alternativas gerar tráfego para sistemas de vendas ou e-mail marketing.

Resumindo não podemos ficar na dependência de outros serviços para vender nosso peixe. Se o youtube ou Facebook mudar as regras ou fechar como aconteceu com o Orkut, ai acaba o negócio.

É importante trabalhar também com outras estratégias como fanpages, vídeos, Facebook ads e outros. Depois deste resumo sobre a importância do blog, vou te mostrar algumas dicas que vão ajudar muito à criar um blog chamativo e interessante que vai gerar visitas e conversões para seu negócio.

1 – Tenha Atitude

Tenha Atitude

Pensamento ou uma atitude positiva são partes fundamentais para se conseguir sucesso em qualquer negócio. Acredito que todos nós sabemos, mas só pra reforçar a ideia uma atitude negativa só pode trazer resultados negativos.

“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.”             – Norman Vincent Peale

Acredite em você e no seu potencial e tome a iniciativa, comece hoje mesmo a colocar em prática seus projetos, seus planos mesmo que encontre dificuldades ou que outras pessoas digam que não vai dar certo.

Uma vez eu li uma frase de pensamento positivo que era mais ou menos assim “nós devemos subir a montanha porque quanto mais alto for a montanha mais belo se torna o horizonte”. Não concordo com esta frase, porque são os nossos pensamentos e atitudes que definem a montanha e o horizonte.

Atitude neste caso também quer dizer visão, persistência, periodicidade e muito trabalho; pois empreender é um negócio que não traz retornos rápidos. Não adianta se iludir como já disse é necessário muito trabalho e persistência.

Não se preocupe com os erros ou se as coisas não saíram como o planejado, o importante é começar. Fazer vendas diárias de forma orgânica com blog é uma questão de bons conteúdos, divulgação e um pouco de paciência.

2 – Porque Escolher o Nicho Certo?

Isto não é novidade mas só pra reforçar a ideia, quando fazemos algo que gostamos, isto deixa de ser trabalho e passar à ser algo gratificante. Já houvi esta frase várias vezes “eles me pagam pra fazer algo que gosto.” assim a primeira coisa a fazer é escolher o nicho de trabalho.

Pesquise e Faça Uma Lista do Que Gosta

Faça uma lista de itens que mais lhe agrada, por exemplo, culinária, esportes, aeromodelismo entre tantos outros. Depois utilize ferramentas de pesquisa de mercado como explico em mais detalhes neste artigo onde informo sobre as ferramentas gratuitas e como usar.

Verifique se o nicho que escolheu é muito procurado ou pesquisado e uma dica importante, no caso do Google AdWords a pesquisa deve ficar entre 1 mil – 10 mil mensais. Acima disso a concorrência é grande e a chance de quem está começando ficar bem ranqueado é pequena.

Para novos cadastros, o Google AdWords não está mais fazendo este trabalho gratuitamente, mas pode usar o wordze no lugar da ferramenta do Google.

Atualize-se Com as Tendências de Mercado

Um dos métodos mais simples de fazer uma pesquisa de mercado é o site do Google. Digite uma palavra ou frase para pesquisar e no final da página consta uma listagem de exemplos referente à sua pesquisa. A imagem abaixo mostra a listagem de exemplos que o Google apresentou para a pesquisa “receitas para emagrecer”.

Com a sua lista em mãos faça várias pesquisas, outra vantagem é que podemos tirar ideias ou sugestões desta listagem. O Google Trends é outras ferramenta gratuita que mostra em forma de gráficos como está o ranqueamento da pesquisa.

Algo que devemos observar é que as buscas diminuem ou aumentam com o tempo, por isso manter-se atualizado é importante  🙂

3 – Quais Estratégias Usar?

Quais Estratégias Usar?

Como já sabemos as estratégias são muitas, aconselho começar pelas gratuitas e a minha opção é o blog. Alguém pode estar pensando, “para ter blog é preciso pagar domínio”. Existem sites que disponibiliza serviços gratuitos para blogs como o blogger.com incluindo domínio gratuito também.

Não é aconselhável utilizar estes serviços gratuitos para divulgação de produtos, porque o endereço fica “ligado” ao site, fica a dica 😉

Para fazer um serviço mais profissional e ter um endereço personalizado, compre um domínio. O Hostgator  possui vários planos, o mais barato fica em R$ 11,99 por mês e mais recomendado fica R$ 26,99 por mês.

Mas se você quiser começar com um domínio mais barato ainda, faça um registro clicando aqui one.com e conforme a imagem abaixo você vai pagar apenas R$ 2,80 durante o primeiro ano fica outra dica 😉

Outras estratégias muito utilizadas são:

  • Vídeos no Youtube
  • Facebook ads (pago)
  • Google Adsense (pago)
  • E-mail marketing
  • Instagram
  • UOL Mais

Quanto mais estratégias forem utilizadas melhor, mas é preciso ter tempo e disponibilidade para manter atualizadas.

4 – Bons Conteúdos

Bons Conteúdos

A primeira coisa que devemos ter em mente quando publicamos artigos é informar algo que ajude a solucionar problemas. As pessoas buscam constantemente soluções para seus problemas, tentar vender algum produto sem ajudar não funciona.

Desenvolva seu conteúdo baseado nas palavras chaves para o nicho que você escolheu, com boa estrutura e estratégia de SEO (neste artigo em “O Que é Otimização” explico o que é e como usar) e sem fazer muita propaganda ou de forma explícita.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, conversão quer dizer curtidas, links de compartilhamentos, inscritos e vendas.

Alguns Passos

Siga estes passos de preferência nesta ordem para conseguir conversões:

  1. Título chamativo visando ajuda e não venda.
  2. Introdução que inclui o título sobre o conteúdo.
  3. Falar sobre vários problemas e como solucionar através de técnicas que o usuário não conheça.
  4. Enfatizar a solução através de imagens, argumentos, vídeos e depoimentos.
  5. Mostrar qual é a solução de forma clara e objetiva.
  6. Concluir o artigo com a chamada para a ação, utilizando links, botões, página de vendas.

Com o tempo, adquirindo mais experiência cada pessoa desenvolve suas próprias estratégias. Essas regras são as que eu utilizo mas existem muitas, neste caso quanto mais regras melhor.

5 – E-mail Marketing é Essencial Para Bons resultados

E-mail Marketing é Essencial Para Bons resultados

Uma lista de contatos é muito importante para bom desempenho de um negócio online, porque a lista é responsável por mais de 80% do faturamento.

E qual a melhor técnica para adquirir contatos?

Adivinham… é o blog, através dos artigos, banners, imagens, menu, popup, links nos  artigos é divulgado as páginas de captura. Utilize de forma discreta sem tornar muito chamativo. Como exemplo você pode ver captura de contatos no topo do blog e no menu em Curso Grátis .

Faça alguns testes de captura de contatos e veja qual da melhor resultado e invista nesta técnica. Para gravar seus contatos é necessário um serviço de autoresponder o E-goi grava até 5001 contatos de forma gratuita.

Para isso faça um cadastro e configure os remetentes e campanhas, no youtube há vários vídeos que ensinam como trabalhar com o E-goi.

6 – Divulgar é Fazer Vendas Diárias de Forma Orgânica Com Blog

Divulgue e Divulgue

Como todo negócio não basta ter um bom produto e boa estrutura e não tiver divulgação, propaganda não vai vender. É preciso utilizar vários meios de divulgação pois é através do tráfego e permanência dos leitores em suas páginas que o Google posiciona seu conteúdo.

Então a dica é divulgue cada artigo ou página que você produzir, utilizando os mais variados meios em que seu público pode estar. Por exemplo Fanpage, Canal do Youtube, Instagran, lista de contatos.

Se for possível utilize meios de divulgação pagos como Facebook ads, Bing ads, Google Adsense.

Você pode fazer tudo isso de forma orgânica (gratuito), mas mesmo que você gaste algum dinheiro depois os conteúdos ficam gerando conversões com frequência.

Como já comentei em outros artigos, volto a frisar, o negócio é começar depois é só manter uma frequência (que você define) e os resultados virão.

Espero ter ajudado e que vocês tenham gostado do artigo, estou à disposição para sugestões, mensagens e críticas. Isto é importante para o blog e são bem vindas.

Abraços e sucesso!