Melhor Opção, Blog ou Youtube?

MELHOR OPÇÃO, BLOG OU YOUTUBE?

Qual escolher, blog ou YouTube?

Olá amigo leitor.

Muito se discute sobre as técnicas empregadas na construção de blogs e nos canais do YouTube; então através deste artigo pretendo explicar e/ou definir algumas vantagens e detalhes sobre estes dois métodos de trabalho.

Sem dúvida o YouTube é um dos meios de divulgação que mais proporciona visualizações e consequentemente os retornos esperados. No entanto não podemos focalizar nosso trabalho em apenas um meio de divulgação de conteúdo; pois a abrangência fica muito limitada à um público relativamente restrito. É claro que existem pessoas que pretendem trabalhar com apenas um meio como o YouTube, mas isto é um caso a parte.

Somente para uma questão de esclarecimento, não estou querendo engrandecer um em detrimento à outro, nem informar qual o melhor ou pior, apenas informar os pós e contras.

Vantagens dos Blogs

Os blogs possuem muitas características peculiares mas duas são principais que devem serem observadas, uma vantagem e uma desvantagem. A vantagem é que o blog é seu e de mais ninguém, você definiu e implementou, você dita as regras e permanência, ou seja, quanto tempo vai ficar no ar e o trabalho desenvolvido.

Isto é óbvio mas muitas não se dão o devido valor ou não entendem o quanto é importante a liberdade que este meio proporciona para fazer o trabalho; pois não necessita de autorizações e regras especiais e que vai depender apenas de sua criatividade.

Não é de Hoje

No final da década de 1990 que os blogs começaram a se popularizar, talvez por isso, algumas pessoas argumentam que estão defasados, coisa do passado ou que não é uma boa estratégia.

Na realidade não é bem assim, se alguém efetuar uma pesquisa sobre Marketing Digital na internet verá que os blogs ainda são os que mais dão retornos ou conversões. Isto se o blog for bem divulgado ou posicionado, de preferência que permaneça entre as três primeiras páginas de pesquisa do Google. Quando uma pessoa efetua uma pesquisa no Google sobre um assunto qualquer, o robô do Google ou Google Search pesquisa as palavras -chaves informadas pelo usuário em sites e blogs e posicionando conforme o conteúdo e as técnicas de SEO. Assim devido as estratégias de pesquisa do Google, na maioria das vezes os blogs e sites ficam melhor posicionados.

Dizem Que Não Funciona

Existem comentários na internet onde afirmam que os blogs levam muito tempo para gerar resultados ou simplesmente não funcionam. Em primeiro lugar os blogs funcionam, quanto a isso não há dúvidas, quanto ao fato de demorar para darem resultados; vamos seguir a seguinte lógica, se demoram, então esta deve ser a primeira estratégia a ser desenvolvida, pois antes alguém fizer seu blog mais rápido será o retorno.

Uma vez adquirido visualizações, o blog passa a ter autoridade e com isso os retornos serão constantes. Outra questão é que muitas pessoas acham que fazer blogs ou sites é complicado e trabalhoso, no curso Trabalhar Pela Internet Agora é mostrado como fazer um blog em cinco minutos. 🙂

YouTube

Apesar do YouTube ter muitas visualizações o que torna uma das melhores ferramentas de tráfego e vendas diárias como afiliados; no entanto é necessário uma estratégia e vídeos de boa qualidade; faça seus próprios vídeos com conteúdo para serem publicados em seu canal. Pessoas que divulgam vídeos de terceiros ou que não transmitem um conhecimento ou técnicas de marketing; não ajudam com algo útil e verdadeiro, não conseguirá fazer vendas ou gera uma ou outra depois de algum tempo.

As Regras Não São Nossas

Sim, não podemos definir quase nada no canal do YouTube; se por algum motivo o Youtube sair do ar ou o site resolver banir seu canal por um motivo qualquer ou decidir mudar as regras; sua estratégia e negócio deixam de funcionar e você deixa de ganhar dinheiro de um dia pro outro. Neste caso não se pode nem reclamar porque não somos donos do serviço.

Por melhor que seja um canal no YouTube, devemos utilizar várias estratégias diferentes. Assim evita correr riscos desnecessários ou ficar na dependência de um único serviço. Quem nunca ouviu o dito que diz que não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta?

Então Qual a Melhor Opção, Blog ou YouTube?

Blogs

Como montar um negócio online.

Sem dúvidas alguma, o melhor é utilizar vários meios de divulgação, principalmente estes dois, blog e Youtube; e não se esqueça não adianta atualizar um e deixar o outro parado.

Não é preciso postar vídeos todos os dias, é melhor um vídeos ou artigo bem feito, com conteúdo a cada quinze dias do que artigos sem qualidade todos os dias.

Para cada vídeo ou artigo de blog, faça um “checklist” e teste se está tudo certo, no caso do blog não se esqueça de colocar tags, definir imagem destacada e estratégia de SEO. Calma, se você sabe o que é SEO, não é coisa complicada e vai aprender com o tempo. Estas técnicas e outras ajudam seu blog ficar bem posicionado no Google, o que é muito importante.

Desconfie das pessoas que dizem que blog é lento ou não funciona. Blog faz parte do trabalho e não existe “mágica” é preciso trabalhar.

Espero ter ajudado a entender as diferenças e a melhor forma de se trabalhar neste negócio. Desenvolva um bom trabalho e certamente você terá bons retornos assim como muita gente está tendo. Desejo sucesso para todos nós neste trabalho e que venham muitas conversões.

Abraço e até o próximo artigo.

José Luiz