Copywriter: O Que é Copywriter e Como Aumentar as Vendas

O Que é Copywriter

“A menos que o leitor se considere como o alvo de sua mensagem, o benefício não pode existir. Benefício exige um relacionamento “nós / você”.

Concordo plenamente com Herschell Gordon Lewis, O Copywriting é a melhor estratégia para a divulgação de um produto ou serviço. Não há menor dúvida. “Mas por que?” – Você pode perguntar.

O Que é Copywriter ?

O copywriter é responsável por levar um anúncio de publicidade ao cliente e gerar “idéias de cópia original” que chamam a atenção do público-alvo. Isso pode incluir a criação de correios, slogans, artigos, vídeos, propagandas e scripts. Geralmente envolvendo trabalhos de múltiplos projetos, o processo criativo típico pode envolver:

O Que é Copywriter; de forma simples podemos dizer que os argumentos e técnicas empregadas no copywriter é uma ciência embasada na psicologia e no comportamento humano. Não encontramos uma tradução literal em portugues para copywriting. Pode-se chamar ou interpretar como uma escrita persuasiva ou algo assim. O que importa é  você entender e como utilizar de forma criativa esta técnica, o que fará total diferença em suas vendas.

O Que é Copywriter

Onde e Como Surgiu o Copywriting?

No Brasil esta técnica ou estratégia é relativamente nova, mas ele é muito mais antigo do que você imagina!

A história do Copywriting praticamente nasceu junto com o próprio marketing. Há pelo menos 150 anos nos Estados Unidos. Claude C. Hopkins, foi um dos pioneiros neste “arte”, foi considerado um dos pais desse método, já pesquisava os desejos de consumidores antes de escrever uma copy, desde 1886.

Devido a características peculiares do mercado brasileiro, somente começamos a falar em copywriting há pouco mais que alguns anos. Durante todo esse tempo, tal método de escrita persuasiva nunca tinha chegado de fato a língua portuguesa.

Talvez por isso você pode nunca tenha conhecido um CopyWriter. De alguns anos para cá, os brasileiros estão conhecendo esta forma de escrever, que há muito tempo produz resultados incríveis nos países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos.

Como quase tudo que conhecemos, esta técnica também passa por mudanças e adaptações com o passar do tempo. O copywriting do século XX é diferente do copywriting de hoje, devido principalmente às descobertas e  avanços da ciência no campo da neurociência. Isto está relacionado às pesquisas nos padrões de comportamento dos consumidores, os motivos que nos influenciam a efetuar uma compra, o que nos motiva e incentiva a alcançar nossos objetivos entre outros.

Pesquisas e avanços nesta área estão tornando o Copywriting ainda mais poderoso e consequentemente sua  profissão ainda mais cobiçada. Assim decidi compilar as principais informações sobre esta profissão, e ajudar a aumentar seus conhecimentos.

Ele Está Presente Em Todo Lugar

Por que ele está em todo lugar? Basicamente, esse conjunto de técnica têm o objetivo de fazer alguém tomar uma ação através de um texto publicitário ou mesmo script de vendas. Assim pode ser entendido como um conjunto de medidas com o objetivo de motivar e consequentemente gerar vendas ou outra ação necessária dentro do seu negócio. Estas técnicas são utilizadas até por suas séries preferidas!

Uma das técnicas mais utilizadas, principalmente pela ficção, é o chamado gatilho mental da antecipação. Empresas gigantes da tecnologia como a Apple, utilizam este gatilho para aumentar suas vendas.

Esta técnica, cria expectativa no público. Ele faz com que o público espere ansiosamente por algo, e quando enfim temos o lançamento, ele está lá, na fila, esperando para comprar.

O Que é Copywriter

A Capacidade de Gerar Riquezas do Copywriter

Podemos dizer que os maiores milionários do mundo geralmente são os que dominam as táticas mais avançadas de copywriting. Isto tanto na fala como na escrita.

Por exemplo, uma carta de vendas  é responsável por mais de 70% dos seus resultados de vendas.

O Copywriting é um dos motivos pelo qual os americanos sabem e produzem riquezas. Ele tem sido responsável por bilhões e bilhões de dólares em vendas nos Estados Unidos. Então, copy é igual a capital.

Dicas de Palavras e Frases

Segue abaixo algumas palavras e frases muito utilizadas em copywriting. Entre outras palavras de poder, algumas favoritas do Sr. Lewis:

  • livre
  • presente gratuito
  • tempo limitado
  • agora mesmo
  • surpresa
  • quente
  • oferecido pela primeira vez
  • não vendido em lojas
  • Bom apenas até [DATA]
  • Não perca
  • Vou procurar o seu pedido
  • Experimente a nosso risco

O Que é Copywriter

Use o Copywriting a Seu Favor e do Seu Negócio!

Algumas das melhores técnicas, junto com o gatilho mental de antecipação, inclui também aprender a contar histórias e formar uma relação mais próxima com seu público. Coisas como esta tornam o seu marketing digital muito mais eficiente.

Oferecer uma coisa de graça para alguém, é outra técnica de copy. Isto corta aquela resistência ou desconfiança da pessoa. Se você tem um site, pode oferecer um e-book de graça ou qualquer outro produto informativo.

Desta form você se aproxima mais facilmente do cliente, e aumenta as chances dele comprar algo em sua mão.

Espero que tenham gostado do artigo, qualquer dúvida ou sugestão, me enviem um comentário. Obrigado.

 

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